sexta-feira, 13 de julho de 2012

Greenlight ao “Steam Greenlight”



A Valve, empresa criadora da plataforma de distribuição de jogos Steam, anunciou esta semana o seu novo projecto, “Steam Greenlight”, que promete revolucionar a forma como a indústria de jogos opera, oferecendo à comunidade uma maior participação no processo de selecção dos jogos que estarão disponíveis na plataforma.

O conceito, à partida, parece simples, não deixando de ser inovador, os criadores de jogos submetem num portal online, acessível a toda a comunidade “Steam”, a informação, imagens ou vídeos do jogo que estão a desenvolver, e compete à comunidade avaliar se o jogo tem aquilo que é preciso para ser disponibilizado na plataforma.

O conceito torna-se ainda mais interessante se considerarmos que o “jogo” submetido pode passar apenas por uma ideia inicial em fase muito incipiente da concepção de um jogo, o que pode promover a partilha de experiências e oportunidades entre os próprios criadores.

Os criadores, sobretudo os mais independentes, ficam com um canal de comunicação aberto para a comunidade, e podem receber críticas e sugestões daqueles que no fundo serão os seus possíveis futuros consumidores.
Por outro lado, a comunidade é integrada de uma forma nunca antes vista no processo de desenvolvimento do jogo e determinando activamente os jogos que realmente quer jogar, promovendo um certo laço emocional entre o jogador e jogo antes do momento da compra.

No fim do dia, a Valve é uma empresa, e como tal o seu objectivo é ganhar dinheiro, ou seja, vender jogos, a estratégia passa por vender aquilo que os seus consumidores de facto querem, e ao mesmo tempo expandir a quantidade e qualidade de jogos presentes na sua plataforma.

Falta apenas referir que a data prevista para a entrada em funcionamento deste novo sistema é o final de Agosto de 2012.

Sem comentários:

Enviar um comentário